11 junho 2007

RESENHA ACERCA DOS TEXTOS “PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: PADRONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO” E “ OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA” DE FACHIN e BI

Polêmica. Talvez esta seja uma boa definição para darmos aos textos gerados pelas autoras FACHIN e BIOJONE. Pois tratamos, nada mais nada menos que um dos principais meios de propagação de atividades e resultados científicos, os periódicos científicos.
As Tecnologias da Informação surgem como principal fator para a divulgação de pesquisas em Rede e relacionam-se diretamente aos embates envolvendo toda esta revolução, que são as publicações periódicas e os cientistas que compõe a chamada Comunidade Científica.
As consultas “on-line”, como meio de comunicação eficiente e causadoras de uma fortíssima discussão referente a um novo conceito para os periódicos científicos e eletrônicos e sua aceitabilidade e aplicabilidade nos cenários nacional e internacional.
Vertentes antagônicas surgem, como forma de avaliação, deste processo de divulgar a ciência e seus adventos "benéficos e maléficos" à sociedade em geral. Seriam elas “ Avaliar as produções científicas em grande escala, no seio da comunidade científica, garante a qualidade das informações dos periódicos; a outra, diz respeito ao fato de grande parte de informações serem perdidas por falta de avaliação criteriosa por parte dos pares de cientistas”.
O profissional bibliotecário e cientista da informação está inserido neste contexto, tendo em vista que, necessita realizar tratamento técnico e especializado destes periódicos, ao ponto de resgatá-los adequadamente em tempo hábil em se tratando de pesquisas, não importando a forma em que se encontram as publicações, impressas ou virtuais.
Organização e Controle, podem oferecer subsídios para Bases de Dados (Cunha 2001, p. 100), pois bibliografias de periódicos eletrônicos, certamente necessitam de cuidados especiais no tocante ao gerenciamento de acervo de periódicos.





Gilson Araújo - 246794