Resenha: “Periódico cientifico: do papel ao on-line”
Resenha: “O processo de comunicação cientifica”
“Periódico cientifico: do papel ao on-line”
Carlos H. Santos
O capitulo intitulado “Periódico cientifico: do papel ao on-line” do livro ”Periódico Cientifico – padronização e organização”. Traz diversas definições de periódico cientifico apresentando seus conceitos e características, essa apresentação foi feita através de uma análise histórica, onde diversos autores deram sua contribuição no sentido de esclarecer a idéia que há no termo.
Podemos perceber através da leitura e comparações das diversas definições que o conceito de periódico cientifico, está ligado ao tempo, ou seja, a cronologia e a periodicidade com que o material bibliográfico é disponibilizado e também a atividade de pesquisa.
Um problema abordado pelo autor é o da dificuldade que s revista cientifica enfrenta para se manter no mercado, uma vez que há uma grande quantidade de universitários e cientistas, essa realidade poderia ser diferente.
Para o autor a causa deste problema está na falta do hábito da leitura, que para mim esse problema não começa na graduação e sim desde os primeiros anos de formação escolar onde a pesquisa e entendida como cópia, seguindo no ensino médio onde a leitura é mera atividade de decorar para ingressar na universidade deixando a atividade de formação de conhecimento para a faculdade.
No livro “Os periódicos científicos na comunicação da ciência” no capitulo “O processo de comunicação cientifica” apresenta um histórico do surgimento das revistas cientificas e também como esse meio de comunicação pode quantificar a produção cientifica de determinados paises. O autor faz críticas ao método de quantificar a ciência através de bases de dados como a ISI pois a mesma tem uma grande quantidade de periódicos de paises em desenvolvidos e em sua maioria numa língua universal para o comercio e a ciência, deixando paises em desenvolvimento a margem da quantificação.
Ambos os textos falam sobre o impacto das tecnologias da informação sobre a comunicação e produção cientifica, e também sobre a possibilidade de exclusão social que o advento das novas tecnologias podem gerar.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial