05 maio 2007

Resenha 2: Mudança e crescimento

Resenha 2: Mudança e crescimento

O avanço tecnológico trouxe muitas mudanças no quotidiano do homem, os processos de trabalho, relações pessoais, entretenimento e obtenção de conhecimento se apresentarão de uma forma muito distinta se comparada há 20 anos. Se antes era necessário que um Office-boy conhecesse bem a cidade em que trabalhava, hoje é preciso que ele domine programas de edição e produção textual, processos de digitalização de imagens e documentos e os meio de comunicação on-line. A bicicleta e a mochila são apenas mais um de seus acessórios de trabalho. Estudantes podem tirar dúvidas com professores e outros alunos sobre determinados temas através da utilização de fóruns especializados, pessoas se conhecem através de chats e paginas pessoais, a convergência de mídias transforma o PC em rádio, T.V., cinema, etc.

É claro que esta é uma visão reducionista do assunto quando atrelamos esse tópico a exclusão social e digital, quando o relacionamos a questões éticas ao uso de novas tecnologias. Todas essas mudanças não poderiam deixar de causar impacto na forma da comunicação cientifica, os seminários, apresentação de trabalhos estão cada vez mais parecidos com uma mostra de equipamentos digitais, como laptops, Datashow, slides, pen drives, isso durantes as reuniões presenciais, a parafernália digital e o nível de conhecimento exigido para os pesquisadores aumentam quando se trata de promover uma videoconferência, publicação de artigos on-line.

A.mudança na forma de comunicar a ciência não trouxe apenas vantagens no tocante à facilidade de transferência de dados e informações quanto à forma de transmissão e recepção de mensagens, pois, a essa nova forma de comunicação estão ligadas questões como ética e propriedade intelectual, as dificuldades em encontrar o que se esta procurando e a separação do que é cientificamente comprovado e o que não é.

Um artigo cientifico publicado em papel enviado pelo correio em uma revista cientifica e considerado formal, mas o conteúdo seria considerado formal se estivesse sido enviado em um e-mail? Mesmo com editores de texto que possuem ferramentas para garantir a integridade textual, sabemos que existem pessoas com conhecimento suficiente para quebrar essa segurança. Como poderíamos classificar tal informação como formal ou informal?

Apesar da haver uma diferença muito grande entre a parcela da sociedade que tem acesso à informação digital e a que não tem, com a tecnologia digital trouxe a possibilidade de autoria, hoje qualquer pessoa pode ter seus textos escrito e divulgado para milhares de pessoas e qual é a influencia disso no meio cientifico? Tomemos como exemplo um mal pesquisador que pode citar um texto de forma diferente que a original; isso pode não parecer novidade olhando superficialmente, mas, se pensarmos nas facilidades de divulgação do resultado do trabalho de tal pesquisador e na possível falta de critérios por parte de estudantes de graduação em uma pesquisa de iniciação cientifica, isso pode trazer conseqüências ruins no mínimo para que fez uso de tal artigo. Portanto hoje, as tecnologias de comunicação fazem com que o risco de se transformar o que é formal em informal seja muito grande e o pior: pseudociência em ciência e vice-versa.

Nos primórdios da comunicação cientifica, as reuniões eram feitas de modo informal, nas periferias e nos “bares”; no entanto, as informações produzidas no âmbito informal poderiam fazer com que o crescimento cientifico fosse estável então, a revista cientifica surgiu com o intuito de otimizar essas discussões, transformando os debates informais em debates formais; é claro que o conceito de ciência também sofreu transformações juntamente com o modo que era feito o debate.

Essa transformação fez com que se aumentasse a produção cientifica. É possível que os dados estatísticos tenha tomado proporções exponenciais depois da popularização da internet. As tecnologias da informação transformaram também a forma de se ler a revista cientifica, embora as linguagens HTML e softwares de edição de imagens façam com que uma revista disponível on-line tenha o mesmo layout de sua correspondente em papel, a leitura de um artigo cientifico nesta revista poderá ser feito de uma forma não linear através do emprego de ferramentas de hipertexto que darão acesso a artigos que citam o trabalho que esta sendo lido ou onde ele é citado, assim como o acesso a arquivos de vídeo que mostram desde uma reação química, até um procedimento cirúrgico.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial