RESENHA: Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico
Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico
Por João Gabriel
Em seu texto Os usos sociais da ciência Pierre Bourdie propõe um novo olhar sobre a ciência, a possibilidade de uma ciência sobre a ciência,m um olhar cientifico sobre os usos sociais da ciência e da produção cientifica. Procura também definir algumas das “regras do jogo” que definem as relações no campo cientifico.
Para discutir as regras do joga na ciência, Bourdie apresenta a idéia de que essas regras são semelhantes as que estão vigentes na sociedade, existem hirerquias, políticas, capital e jogos de poder. E assim no mundo da produção cientifica também acontecem plágios, roubos de idéia, e diversas outras práticas.
Assim como na sociedade há em pleno funcionamento na ciência uma economia que esta fortemente fundamentada. Utilizando o conceito de capital cientifico para definir metaforicamente esta “moeda” circula na economia ciêncitica.
Bourdie explicita que é através das atividades cientificas é que um individuo ou uma instituição adquire o capital cientifico.Os detentores de maior capital cientifico de capital cientifico são tem maior acesso não só a recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos e de pesquisas, mas também possuem credibilidade. Quando uma publicação cientifica leva o nome de uma instituição, grupo ou individuo que é detentos de grande capital cientifico, com certeza as probabilidades dessa publicação ser aceita por editoras e outros canais de comunicação é muito maior.
Pode podemos imaginar uma determinada área da ciência como uma “bolha”, que esta em constante expansão, e que na superfície desta bolha encentram-se os ícones mais proeminentes da área. Sendo para sair do centro desta “bolha” e chegar até sua superfície deve-se ter acumulada cada vez mais uma quantidade maior de capital cientifico.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial