Resenha dos capítulos 1.4 de Fachin e Hillesheim e 2 de Biojone
Kátia Ellen Chemalle RA 247090
FACHIN, G. R. B.; HILLESHEIM, A. I. de A. Periódico científico on-line e a tecnologia da informação. In: ______. Periódico científico: padronização e organização. Florianópolis: UFSC, 2006. Capítulo 1.4.
Dentro do capítulo 1, no tópico 1.4, o livro vai falar sobre o surgimento dos periódicos on-line, inserido na chamada “era do conhecimento”. Nesta parte os autores vão fazer um histórico da tecnologia de informação que surgiu em meados da década de 1960, Pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente no Japão. Aglutinados com a tecnologia da informação, começam a se falar nos tão famosos hoje softwares e hardwares, chegando ao Brasil em 1995.
O texto fala de um aspecto importante: uma destruição de barreira entre os saberes, ou seja, nem todos têm acesso a tudo. Hoje ainda se percebe muito claramente esse aspecto, pois há uma gama de tecnologias presentes na sociedade, mas nem todos podem ou conseguem ter acesso. Ainda há uma grande exclusão informacional e digital.
Cita até a educação à distância que favorece muito a utilização das tecnologias de informação, mas que também exclui certas camadas da sociedade deste privilégio.
Este texto também cita alguns aspectos que já vimos na leitura do livro de Meadows (A comunicação científica), como os colégios invisíveis, edição de periódicos científicos, edição eletrônica, avaliação de artigos. E ressalta a importância da Internet para as publicações científicas e o que se pode fazer através dela: comunicação via correio eletrônico, conferências, pesquisas, interação entre instituições, marketing dentre tantos outros num vasto universo eletrônico que temos hoje.
O texto destaca uma parte para a importância do profissional bibliotecário, dizendo que o mesmo é responsável pela organização, preservação e recuperação da informação, auxiliando os seus usuários e até atuando em novas habilidades com o aparato das tecnologias de informação como as bibliotecas virtuais e digitais, livrarias virtuais; ajudando a contribuir com outras áreas do conhecimento.
BIOJONE, M. R.Os periódicos científicos. In: ______. Os periódicos científicos na comunicação da ciência. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2003. Capítulo 2.
O capítulo 2 do livro de Biojone vai tratar unicamente dos periódicos científicos, sua evolução (os primeiros surgiram na França e Inglaterra); juntamente com avanços da informática como os bancos de dados que são utilizados até hoje (Medline; Inspec; BIOISIS).
Também fala da editoração eletrônica largamente utilizada por grande parte dos periódicos científicos on-line e do ISSN (International Standard Serial Number) que todos os periódicos hoje têm. Além disso, tem funções importantes para a comunicação científica, como a preservação e disseminação do conhecimento científico, a divulgação das pesquisas, podendo conhecer os cientistas das áreas do conhecimento e trocar informações entre os grupos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial