04 abril 2007

Bordieu, Peirre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico.

Este texto trata de uma conferência realizada por Bordieu no Instituto Nacional de Agronomia, onde ele retoma seu conceito de campo científico, onde os campos são como espaços estruturados cujas características dependem das posições neste espaço, tais campos são regidos por leis gerais. Através desta teoria ele passa a explicar as regras que regem a própria ciência.
Ele explica que dentro destes campos existem confrontos entre duas formas de capital científico, que são: o relacionado ao cargo, ou posição ocupada pelo pesquisador em uma instituição cientifica, e o capital chamado por ele de “puro” ou proveniente de trabalhos relevantes já produzidos pelo pesquisador, e que as “verdades” científicas são disputadas no interior de cada campo.
Entender estas relações possibilita compreender as tomadas de decisões em diversos níveis do campo científico, possibilitando uma tomada de consciência não somente dos pontos de onde falam os outros sujeitos que constituem o campo, mas também do ponto de onde o próprio tomador de consciência está inserido e de onde ele fala, com quais propriedades e quais interesses ele fala. Ajuda a tomada de posicionamento mais consciente dos pesquisadores.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial