28 março 2007

Resenha acerca do texto “Os usos sociais da ciência”(Pierre Boudieu)

Resenha acerca do texto “Os usos sociais da ciência”(Pierre Boudieu)


Levando-se em consideração a reflexão de Bourdieu que diz, “é possível fazer uma ciência da ciência, uma ciência social da produção da ciência, capaz de descrever e de orientar os usos sociais da ciência?”, podemos destacar alguns pontos importantes para debates aplicados à Comunidade Científica e, principalmente, no que diz respeito à expressão “Campo Científico”.
O autor em questão levantou reflexões acerca de suas vivências no Campo Científico. A partir destes conhecimentos temos apoio teórico para fundamentar nossas pesquisas. As teorias são propostas e debatidas, pois são verdades provisórias. Uma teoria derruba uma outra teoria.
“Tantos outros cientistas vivenciaram as mesmas coisas que Pierre Bourdieu, por que não pensaram nestas teorias antes”?.
Fundamentos científicos auxiliam para chegar a conclusões e a soluções para a sociedade. O cientista social analisa um conjunto de situações e expõe suas críticas. Todos aqueles que participam da Comunidade Científica participam do processo de mudança de nossa sociedade contemporânea, e não apenas o cientista social.
Cientistas avaliam cientistas. Quantitativo e qualitativo. O que avaliar? Existe uma imparcialidade dos cientistas para avaliar artigos científicos. Os méritos e créditos científicos são primordiais no momento da avaliação. Qualidade e quantidade podem ser simultaneamente trabalhados em se tratando de oportunidades na Comunidade Científica.
A sociedade e a ciência caminham juntas, uma em função da outra.
No “Campo Científico existem lutas”. Podemos utilizar estratégias para o domínio de determinado campo. Quais hierarquias a serem utilizadas?
Capital Científico. A Comunidade Científica escolhe qual campo de atuação vai ser trabalhado as espécies de poder, “temporal ou político, que tem ligação com as instituições científicas, no tocante à direção e ocupação de cargos importantes nas mesmas; e ao poder sobre os meios de produção(contratos, créditos, postos etc.)”.
Produção do Conhecimento Científico em prol dos menos favorecidos, que vivem abaixo da linha da miséria. Certamente que isto é uma questão política, mas também, político-sócio-econômica, logo, uma parcela de responsabilidade aplica-se, irrefutavelmente, à chamada Comunidade Científica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial