22 março 2007

Resenha: Bourdieu e a autonomia da ciência - por Maycke Young

BOURDIEU, P. Os usos da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p.17-42.

Quanto à autonomia de uma ciência em relação à sociedade, antes da leitura do texto de Bourdieu, minha visão era voltada diretamente para os aspectos éticos da pesquisa; por exemplo, na Biologia, para se fazer experimentos com seres vivos, exige-se uma série de reflexões éticas antes da realização do estudo, e essas reflexões podem ocasionar até o impedimento de uma proposta de pesquisa. Isto é, a ética derivada dos acordos sociais pode intervir dessa maneira na autonomia de uma ciência.
Bourdieu apresenta uma ótica diferente sobre a autonomia da ciência em relação à sociedade, onde destaca a vertente econômica, ou seja, que onde o grau de autonomia de uma ciência depende também da quantidade de recursos econômicos necessária para a concretização de uma proposta de pesquisa. Isto é, entre as pesquisas aprovadas por comitês de ética, aquelas que possuem maior possibilidade de serem concretizadas são:
· Aquelas que apresentam baixo custo financeiro;
· Aquelas vinculadas aos pesquisadores em altos cargos da administração científica (detentores de alto capital científico temporal);
· E aquelas vinculadas aos pesquisadores prestigiados no campo científico (detentores de alto capital científico “puro”).
Isso proporciona uma visão econômica das dinâmicas de pesquisa científica onde poderíamos dizer que, a não ser que o aspirante a pesquisador seja rico ou tenha a sorte de dispor de uma grande fonte de recursos de terceiros, ele teria necessariamente que seguir o seguinte roteiro de “carreira científica” para realizar pesquisas que demandem alto custo financeiro:



Como é possível notar, infelizmente, segundo Bourdieu, o caminho mais curto para um pesquisador alcançar a autonomia científica é aquele que não prioriza o avanço científico de baixo custo, e sim as relações sociais/burocráticas (Relações sociais/burocráticas seriam aquelas que envolvem: contato social e/ou procedimentos burocráticos - por ex.: seleção via prova eliminatória).

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial