Respostas do questionário sobre o filme Erin Brockovich
Larissa Spanó
Renato Campos
Tainã Matos
Questões
1- Erin por ser mãe solteira, com três filhos, desempregada mostra traços claros do feminismo em que a própria situação do filme a colocou e de como a globalização e a falta de oportunidades a deixa em uma situação.
2- A ciência é antes de tudo um mundo de idéias em movimento, o processo para produção do conhecimento, por isso a educação científica é considerada requisito fundamental para a democracia. As famílias que Erin ajudou por não terem tido uma educação científica, acreditaram na palavra do médico (autoridade) de que sua saúde estava perfeita mesmo com os vários sintomas de enfermidade, as famílias respeitaram a opinião do especialista sem ao menos questioná-la.
3- Sim, Erin agiu com método científico porque apesar de não tem consciência sobre observação, experimentação e hipóteses, ela realizou tudo isso ao investigar os fatos, conversar com cientistas da área (médico), colher amostras e depois de tudo isso ela conseguir a comprovação dos fatos, validando sua hipótese.
4- O comportamento de Erin diante do caso da P&G se mostra como o de uma cientista, mas suas atitudes refletem as de uma cidadã ao se relacionar com todas as pessoas que estão envolvidas no caso, Erin se envolve emocionalmente e psicologicamente. A ciência desenvolveu em todas as áreas, uma linguagem própria, cuja compreensão passou a exigir níveis de formação escolares cada vez mais elevados. E segundo BoaVentura de Souza Santos o senso comum é “o menor dominador comum daquilo em que um grupo ou povo coletivamente acredita, tendo por isso, uma vocação solidarista e transclassica”.
5- Erin tratou os fatos como eles são ao receber as análises dos resultados dos exames do cromo 06, ela se mostrou completamente objetiva nas suas ações, já que a maior preocupação do cientista deve ser chegar a verdades que possam ser afirmadas com certeza. “A objetividade é condição básica da ciência”. Porém tratou os fatos com sentimentalismo ao perceber quanto grave era à situação de todas as aquelas pessoas, a subjetividade da situação fez com que ela agisse com o coração.
6- Sim, a advogada Theresa. Ela representa este tipo de cientista ao solicitar a neutralidade de certa forma, extremista por parte da população afetada pela PG&E na descrição dos fatos sobre os prejuízos originários do contato com o Cromo-6.
7- Com a postura fenomenológica pode-se citar Erin Brockovich e com a postura positivista pode-se citar a advogada Theresa.
8- Sim, pois para isso não é necessário uma educação científica. Fica claro então que a igualdade no acesso a ciência não é somente uma exigência social e ética: é uma necessidade para a realização plena do potencial intelectual do homem. Snow diz também que a razão para a existência de duas culturas são muitas, profundas e complexas, umas arraizadas em histórias sociais, umas em histórias pessoais e umas na dinâmica interna dos diferentes tipos de atividade mental.
9- Quando Erin vai até uma Universidade para conversar com um especialista (médico) sobre os efeitos do cromo-6 e quando ela precisa de análise de amostras da água local para verificar a sua contaminação.
10- Na educação científica e o exercício da cidadania são duas ações que devem andar juntas e isso fica bem claro no final do filme, com a vitória litigiosa sobre os advogados e a união de todas as famílias. E como diz Snow só existe um meio de sair de tudo isso: é repensar a nossa educação.
Renato Campos
Tainã Matos
Questões
1- Erin por ser mãe solteira, com três filhos, desempregada mostra traços claros do feminismo em que a própria situação do filme a colocou e de como a globalização e a falta de oportunidades a deixa em uma situação.
2- A ciência é antes de tudo um mundo de idéias em movimento, o processo para produção do conhecimento, por isso a educação científica é considerada requisito fundamental para a democracia. As famílias que Erin ajudou por não terem tido uma educação científica, acreditaram na palavra do médico (autoridade) de que sua saúde estava perfeita mesmo com os vários sintomas de enfermidade, as famílias respeitaram a opinião do especialista sem ao menos questioná-la.
3- Sim, Erin agiu com método científico porque apesar de não tem consciência sobre observação, experimentação e hipóteses, ela realizou tudo isso ao investigar os fatos, conversar com cientistas da área (médico), colher amostras e depois de tudo isso ela conseguir a comprovação dos fatos, validando sua hipótese.
4- O comportamento de Erin diante do caso da P&G se mostra como o de uma cientista, mas suas atitudes refletem as de uma cidadã ao se relacionar com todas as pessoas que estão envolvidas no caso, Erin se envolve emocionalmente e psicologicamente. A ciência desenvolveu em todas as áreas, uma linguagem própria, cuja compreensão passou a exigir níveis de formação escolares cada vez mais elevados. E segundo BoaVentura de Souza Santos o senso comum é “o menor dominador comum daquilo em que um grupo ou povo coletivamente acredita, tendo por isso, uma vocação solidarista e transclassica”.
5- Erin tratou os fatos como eles são ao receber as análises dos resultados dos exames do cromo 06, ela se mostrou completamente objetiva nas suas ações, já que a maior preocupação do cientista deve ser chegar a verdades que possam ser afirmadas com certeza. “A objetividade é condição básica da ciência”. Porém tratou os fatos com sentimentalismo ao perceber quanto grave era à situação de todas as aquelas pessoas, a subjetividade da situação fez com que ela agisse com o coração.
6- Sim, a advogada Theresa. Ela representa este tipo de cientista ao solicitar a neutralidade de certa forma, extremista por parte da população afetada pela PG&E na descrição dos fatos sobre os prejuízos originários do contato com o Cromo-6.
7- Com a postura fenomenológica pode-se citar Erin Brockovich e com a postura positivista pode-se citar a advogada Theresa.
8- Sim, pois para isso não é necessário uma educação científica. Fica claro então que a igualdade no acesso a ciência não é somente uma exigência social e ética: é uma necessidade para a realização plena do potencial intelectual do homem. Snow diz também que a razão para a existência de duas culturas são muitas, profundas e complexas, umas arraizadas em histórias sociais, umas em histórias pessoais e umas na dinâmica interna dos diferentes tipos de atividade mental.
9- Quando Erin vai até uma Universidade para conversar com um especialista (médico) sobre os efeitos do cromo-6 e quando ela precisa de análise de amostras da água local para verificar a sua contaminação.
10- Na educação científica e o exercício da cidadania são duas ações que devem andar juntas e isso fica bem claro no final do filme, com a vitória litigiosa sobre os advogados e a união de todas as famílias. E como diz Snow só existe um meio de sair de tudo isso: é repensar a nossa educação.
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