21 fevereiro 2009

Museu de C&T de Brasília terá novo projeto

Comissão finalizou documento com diretrizes para implantação do espaço. Edifício será menor para garantir sustentabilidade econômica

A comissão executiva da UnB responsável pela implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília finalizou o plano museológico. O documento dá as diretrizes para a implantação do espaço e explica como o conteúdo do acervo será construído.

A proposta do museu começou a ser desenvolvida em 2005. Mas, de lá para cá, adaptações foram feitas para atender à necessidade de sustentabilidade econômica. O prédio, por exemplo, será menor do que estava o previsto inicialmente. Terá 20 mil metros quadrados de área construída, metade do espaço planejado inicialmente. Para tanto, a comissão lançará no final de março edital para selecionar um novo projeto arquitetônico.

A área reservada para a construção do Museu de Ciência e Tecnologia fica ao lado do Instituto de Biologia. “A ideia é readequar o projeto para garantir a sustentabilidade”, diz Cássio Laranjeiras, membro da comissão e professor do Instituto de Física.

O plano museológico traz ainda a missão do museu, os objetivos e as primeiras diretrizes de como serão encaminhadas as questões de gestão, segurança e comunicação. Também dá as linhas gerais sobre a formação do acervo especializado em ciência.

Até março, a comissão pretende finalizar o calendário de atividades para 2009. O plano de sustentabilidade - com a previsão de como o museu será mantido -, e a arquitetura institucional - que define os instrumentos legais para adequar o museu aos estatutos da UnB, serão apresentados oficialmente à Reitoria em março.

“A administração sinalizou que entende o projeto como prioritário. Será um grande elemento de articulação para toda a universidade, que vem para integração e divulgação da ciência”, afirma Laranjeiras.

Segundo Monica Menkes, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia que integra a comissão, 2009 será decisivo para o projeto. “Será um ano de consolidação de parcerias, definição de conteúdo e captação de recursos”, diz.
(Assessoria de Comunicação da UnB)

Fonte: JC e-mail 3706, de 19 de Fevereiro de 2009.

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