24 fevereiro 2007

Ética – Conhecimento de Domínio Público

Na última quinta-feira ocorreu reunião do Grupo de Trabalho da SBPC sobre "Ética - Conhecimento de Domínio Público". Foram debatidos problemas atuais da relação entre ética e atividade científica.
A reunião foi coordenada pelo presidente da SBPC, Ennio Candotti, físico, e contou com os seguintes participantes: Fermin Roland Schramn, da Escola de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); José R. Carvalheiro, pesquisador da Fiocruz; Laymert Garcia dos Santos, sociólogo; Lisbeth Kaiserlian Cordani, matemática, secretária-geral da SBPC; Maria Lucia M. Oliveira Cacciola, filósofa, Marcelo Dias Varella, jurista, Marcos Barbosa de Oliveira, professor da Faculdade de Educação da USP; José Monserrat Filho, jornalista e professor de Direito Espacial; Pablo Ribén Mariconda, filósofo, USP; e Simone Scholze, da Divisão de Ética da C&T da Unesco, em Paris.
Um dos temas mais debatidos na reunião foi a tendência que se verifica hoje no mundo no sentido de se patentear áreas que até recentemente pertenciam ao domínio público – onde passaria a limite entre o conhecimento científico franqueado livremente a qualquer interessado e as invenções passíveis se serem protegidas pelo sistema de patentes?
O grupo volta a reunir-se no final de março. Há um encontro previsto ainda para este primeiro semestre com um grupo congênere da Argentina, onde o tema da “Ética & Ciência” tem merecido considerável atenção.

Fonte: JC e-mail 3209, de 23 de fevereiro de 2007.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial