08 março 2009

Premier britânico visita Lula com agenda em CT&I

Artigo de José Monserrat Filho

“Brown chegará ao Brasil tendo feito firmes declarações de apoio à CT&I, seguindo de perto o exemplo do novo presidente dos EUA, Barack Obama, que assumiu a missão de “restituir à ciência o seu legítimo lugar” no país, e já fixou para tanto um pacote de 18 bilhões de dólares”

José Monserrat Filho é chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT. Artigo enviado pelo autor ao “JC e-mail”:

O primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, tem encontro marcado com o presidente Lula em Brasília no dia 26 de março. Eles vão conversar, principalmente, sobre a reunião do G-20 – o grupo de economias mais desenvolvidas –, marcada para Londres no dia 2 de abril.

Brown assumiu a presidência do grupo depois do Brasil e promete propor uma “reforma em grande escala da arquitetura econômica internacional”. Isso inclui ampla regulamentação e supervisão dos mercados financeiros, cujo desvairio gerou a gravíssima crise mundial de hoje.

O tema é de altíssima prioridade. Urge deter e reverter, o mais rapidamente possível, os processos deletérios que se multiplicam na economia mundial. E o G-20 parece desempenhar papel relevante nesta operação-salvamento.

A visita de Brown terá também outros ingredientes valiosos. Um deles é a agenda de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Brasil e Reino Unido já acumularam expressivo acervo de cooperação em áreas de pesquisa e educação.

Mas há enorme potencial de trabalho conjunto a ser explorado e aproveitado concretamente. As oportunidades de colaborar no fomento a projetos de inovação, por exemplo, são consideráveis.

Os britânicos têm plena consciência da capacidade criativa dos centros e grupos de inovação brasileiros e do tanto que já criaram, e gostariam de exibir seus frutos numa vitrine mundial.

Brown chegará ao Brasil tendo feito firmes declarações de apoio à CT&I, seguindo de perto o exemplo do novo presidente dos EUA, Barack Obama, que assumiu a missão de “restituir à ciência o seu legítimo lugar” no país, e já fixou para tanto um pacote de 18 bilhões de dólares.

Falando na Universidade de Oxford, em 27 de fevereiro, Brown disse com todas as letras: “Nosso futuro deve ser aquele que nos dê os benefícios da globalização, minimizando os riscos; uma economia mais com engenharia robótica do que com engenharia financeira; mais com um nível baixo de carbono do que com altas finanças; um futuro onde o setor financeiro seja um servidor da indústria e nunca o seu senhor”.

Ele também prometeu “fortalecer os investimentos em ciência, como prioridade nacional”, mantendo o “compromisso de continuar nossa trajetória de crescentes investimentos na ciência como um todo, tendo, especificamente, como alvo os setores-chave onde temos fortes vantagens comparativas.”

E salientou que, desde 1997, quando seu partido (Labour Party) assumiu o governo, os investimentos em ciência mais que dobraram, com o aumento real de 88%, devendo alcançar cerca de 6 bilhões de libras (mais de 8,50 bilhões de dólares).

Para Brown, a economia mundial vai se duplicar nos próximos 20 anos, com a expansão da China e da Índia, o que abrirá novas e imensas oportunidades para o Reino Unido e outros países industrializados de faturar com base em produtos e serviços de alto valor, baseados em C&T.

Ele revelou: “Projeções independentes sugerem que, em 2017, haverá no Reino Unido quase três milhões de empregos ligados à ciência, matemática e tecnologia”. Assim – alertou –, nos próximos anos, precisaremos desimpedir o caminho para o melhor do talento científico britânico.

O líder britânico fez inequívoca profissão de fé no poder da pesquisa e do conhecimento, afirmando que “a ciência nos dá esperança” de podermos eliminar a pobreza, enfrentar as mudanças climáticas e aliviar o impacto das doenças em todo o mundo. Seja bem-vindo. O Brasil hoje é cada vez mais sensível a essas ideias transformadoras.

Fonte: JC e-mail 3711, de 02 de Março de 2009.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial